Médicos infectologistas da cidade estão convocando os profissionais da área médica para uma capacitação sobre o surto de toxoplasmose nesta quarta-feira. A ideia é que os médicos troquem conhecimento e compartilhem as informações atualizadas para que, assim, possa ser feito um atendimento padronizado no município. Para garantir o atendimento nesses casos, é importante que todos estejam seguros sobre as orientações que devem ser repassadas para a população. O médico infectologista Thiego Cavalheiro explica que a iniciativa é da Unimed e tem o apoio da prefeitura de Santa Maria.
:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::
- A gente vai fazer uma divisão de mesa com o grupo, e vários infectologistas da cidade vão passar as orientações. O objetivo é implemantar o conhecimento sobre toxoplasmose na parte médica e disseminar conhecimento sobre o assunto com os outros médicos para atender a população da melhor forma - esclareceu Thiego.
O convite é para todos os médicos da rede saúde da cidade, ou seja, das redes pública e particular, especialistas, médicos residentes e todos aqueles que, de alguma forma, vão atender direta ou indiretamente os pacientes com toxoplamose. Até o meio-dia desta segunda-feira, havia mais de 200 profissionais confirmados.
'Mais da metade dos brasileiros já teve contato com a toxoplasmose', diz especialista da Fiocruz
- Vamos falar sobre a questão de diagnósticos, protocolos, encaminhamentos, sobre o fluxo, para entenderem melhor. Também serão orientados sobre qual medicação deve ser dada, tipo e receita. São coisas técnicas que a gente precisa esclarecer para não dar confusão para a população. Isso tudo é para tentar melhorar a qualidade no atendimento e fluxo das informações - ponderou a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte.